sexta-feira, 31 de julho de 2009

DESAPEGO
“Amar sem possuir, envolver-se sem depender. O desapego abandona os rótulos e respeita a sinfonia das personalidades ao redor. Elas revelam as riquezas da vida, desimpedidas dos nossos próprios desejos. Desapego é como o sol que ilumina mas não domina as qualidades de cada um. À distância ele tenta libertar os conflitos da diversidade, mas permanece livre do efeito do resultado”.

Mensagen enviada pela Organização Brahma Kumaris -

Site nacional:
www.bkwsu.org/brasil
Site internacional:
http://www.bkwsu.org/

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A nova gripe e os velhos costumes

Recebi este artigo através dos informativos do Instituto Nina Rosa, e achei muito legal, por isso publico aqui, para reflexão geral.
Para receber os informativos do Instituto Nina Rosa, escreva para:
institutoninarosa-subscribe@yahoogrupos.com.br
Boa leitura!

A nova gripe e os velhos costumes por Jaime Nudilemon Chatkin*
Aumentam os casos de gripe suína em todo o mundo, amedrontando populações e trazendo prejuízos financeiros de vulto às economias dos locais afetados.
A letalidade do vírus, por sorte (e nada mais do que isso), parece ser baixa, prevendo-se um número não muito elevado de vítimas fatais da doença.
Observa-se que o descobrimento da vacina é esperado como a solução definitiva para o problema.
Mas será mesmo?
É como se alguém encontrasse um vazamento de água em sua casa e determinasse, para solucionar a questão, que toda a mobília fosse imediatamente impermeabilizada. Mas as causas do vazamento não foram de modo algum combatidas.
Creio que a comparação se mostra adequada. É claro que a vacina é importante e poderá salvar muitas vidas, mas a pergunta que se impõe é o que foi ou será feito para evitar que a aparição desse tipo de ameaça seja recorrente na sociedade (lembre-se dos recentes casos da vaca louca e da gripe aviária).
As causas do aparecimento da gripe suína podem com certeza ser desvendadas, e já existiam estudos, mesmo antes da pandemia, que indicavam que o confinamento de um grande número de animais em fazendas industriais propicia um meio adequado para o surgimento e mutação de vírus potencialmente nocivos ao ser humano.
Fazendas industriais, para quem não sabe, foi o modo que o agronegócio sem preocupações éticas encontrou para aumentar a produtividade na criação de animais, confinando um número cada vez maior deles em espaços cada vez menores e cruéis, tudo em nome do aumento do lucro, sem importar o sofrimento dos seres vivos ali tratados como mercadoria e com os danos ambientais causados por esse tipo de aglomeração.
A propósito, sabe-se que no México, país onde surgiram os primeiros casos de gripe suína, existem inúmeras dessas fazendas para fornecer carne suína, principalmente à população norte-americana, em virtude de acordos comerciais.
Mas o que será feito de concreto a respeito dessas granjas, verdadeiras aberrações éticas do sistema capitalista?
Como era de se esperar, nada. Ao contrário, rebatiza-se o vírus para não atrapalhar os negócios e se joga toda esperança na grande vacina, fazendo reféns da indústria farmacêutica um sem número de governos.
Em suma, seguindo-se a cartilha do mais puro capitalismo, a pandemia gerará crescimento para o dinheiro de alguns poucos, em detrimento do dinheiro de muitos e das verbas públicas.
E nada, absolutamente nada será feito para atacar as causas de um problema que, em um futuro retorno, poderá surgir de forma mais agressiva e devastadora.


* Promotor de Justiça de Defesa Comunitária em Pelotas.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/
Imagem: http://www.vista-se.com.br/

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bolo de Chocolate Vegano


Há muito, tento fazer uma receita de bolo vegano, sem sucesso, infelizmente. Geralmente os bolos que faço ficam pilados e ruins, quer dizer, ficavam, porque agora: EU TENHO A FORÇA!
Hehehehehe, depois de inúmeras tentativas, consegui fazer um bolo delicious, sem ovo e sem leite, e estou radiante ;D - por isso, quero compartilhar com todos!!!
Encontrei a receita na internet, mas uma colega do orkut, a Grazy, também fez a receita, que pela fotinhu no seu album, parece muito apetitosa, com coco e tudo...
Aliás, a Grazy tem muiitas receitas veganas deliciosas e interessantes no orkut, vale a pena dar uma olhada: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=16388027354463851329
Também quero agradecer aos queridos da Comunidade do Orkut Receitas Vegans/Vegetarianas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=93613, que me deram grandes dicas e algumas receitas maravilhosas!
É isso, minha gente boa, existe bolo bom sem fetos de galinhas e sem as secreções mamárias da vaquinha! Dou aqui meu testemunho! Salve! Uhuuuu!
(Até minha gatinha fofa, a Rita Lee, ficou de zóio no meu bolo... ;P)
Então, vamos lá para a receita:

Ingredientes:
3 xic. de farinha (680 gramas)
2 xic. de açúcar demerara ou o branco(450 gramas)
6 colheres de sopa de cacau (100 gramas)
2 colheres de chá de fermento em pó (10 cc's = 10 ml)
1 colher de chá de sal (5 cc's = 5 ml)
3/4 xic. de óleo vegetal (200 cc's)
2 colheres de chá de vinagre (30 cc's)
2 colheres de chá de baunilha (10 cc's)
2 xic. de água fria (480 cc's)
Preparo:
Em uma tijela grande, misture os ingredientes secos. Adicione os ingredientes molhados (deixe para colocar a água fria por último), e bata na mão.
Coloque em forma untada e enfarinhada e asse no forno - pré aquecido - a 180 graus por 40 minutos.
Nota da receita: para um bolo sem gordura, substitua o óleo por suco de maçã. O vinagre não é indispensável, supõe-se que funcione com o cacau acentuando o sabor de chocolate, mas a diferença não é muito perceptível.
*** eu coloquei óleo, ainda não experimentei com o suco de maçã...

Calda:
4 colheres de sopa de Chocolate em pó vegan
1 colher de sopa de Margarina Soya
250 ml de Leite de soja
2 colheres de sopa de açucar demerara

Coloque todos os ingredientes em uma panela - fogo baixo - e vá mexendo, até dar o ponto de calda grossa, leva uns 10 minutinhos, em média.
Despeje a calda em cima do bolo frio e, voilà! Está pronto, hummmmmmm!
Vc pode incrementar o seu bolo, recheando-o também!
O céu é o limite, my friend!
kkkkk

Bju!

terça-feira, 7 de julho de 2009

VISÃO...VISÕES...ESCOLHAS...


Queridos, escolhi um texto, para postar hoje, que fala sobre a visão que temos sobre tudo e todos, e como essa visão nos afeta integralmente: nossas ações e reações são resultados dessa nossa visão, ou seja, a forma como escolhemos ver as coisas.
Refletindo, sobre este texto e a morte de Michel Jackson, fiz um paralelo inevitável: Michel Jackson foi realmente aquilo pensamos que ele era ou foi nossa visão deturpada, antiética e impura que nos mostrou um Michel Jackson bizarro e pervertido?
Não falo aqui do Michel artista fenomenal, de talento inquestionável, mas da criatura humana, que viveu um drama íntimo muito triste, que quase ninguém via realmente, que poucos queriam ver. Daí minha pergunta solitária, talvez sem resposta, ou com muitas...
Aí vai o texto de autoria de Ken O' Donnell, que recebi da Organização Brahma Kumaris - que faz um trabalho lindíssimo em prol da PAZ mundial, a mesma que Michel sabia semear tão bem.

Visão
“Para melhorar a qualidade das ações, temos que melhorar o modo como vemos as coisas. Agimos sempre de acordo com a visão. Se uma visão é turva, as ações também serão turvas. Quanto mais clara a visão, mais clara será a ação. Este processo começa na consciência, que influencia o estado mental e emocional, a atitude, a visão, a ação e o mundo.
As grandes mudanças na história foram baseadas na visão de alguns indivíduos que ousaram mudar as coisas. Então para que haja mais qualidade no mundo é importante assegurar que a consciência está sendo a mais correta possível.”

Ken O’Donnell, A Alma no Negócio, Editora Gente, 1992

Encerrando, com um pensamento do querido Leonardo Boff, vou indo embora, com algumas perguntas e muitas respostas!!!
" Todo ponto de vista é a vista de um ponto."

Paz, hoje e sempre! :)

Oraganização Brahma Kumaris - http://www.bkwsu.org/brazil