terça-feira, 15 de março de 2011

1º Curso de Culinária Vegetariana do Beco dos Gatos, em Guarulhos, foi um sucesso!!!!

Turma degustando os pratos no final do curso.
O Curso de Culinária Vegetariana que o Beco dos Gatos promoveu no último sábado, 12/03/2011, foi um encontro maravilhoso de almas e sabores!
Em um sábado nublado - quando a maioria das pessoas quer estar em casa curtindo a família ou assistindo TV debaixo das cobertas, depois de um feriadão de Carnaval - almas determinadas e com muito empenho vieram prestigiar e aprender pratos vegetarianos (todos 100% veganos)!
Não é incrível e maravilhoso?!!!
Almas que disseminarão a proposta do vegetarianismo, da ética e da não violência para outras almas e outras e outras e outras....
Foi exatamente por isso que abrimos nossa casa, para mostrarmos que não precisamos de crueldade para nos alimentarmos, que podemos viver sem carne, que podemos mudar sim, basta vontade.
Outros cursos virão, outras almas divinas também, e nós, estaremos preparados para trocar experiências e partilhar os sentimentos mais poderesos do universo:  amor, respeito, amizade, compaixão!
Pode vir, pode chegar que o Beco dos Gatos está aberto para recebê-los com muito prazer!
Obrigada às queridas almas que vieram e deixaram um pouquinho de si conosco, que aprenderam as receitas e compartilharam um momento de sua existência dispostos a não violência!
Muito obrigada, voltem sempre. Sempre que quiserem!
Mais informações sobre cursos, jantares temáticos, fotos e toda nossa agenda:

segunda-feira, 14 de março de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quer ter osteoporose? Tome leite!

Resolvi escrever este post - inspirada primeiramente na minha cunhada, mas que ajudará também muitas pessoas - sobre um problema sério que ano após ano só cresce: a intolerância a lactose.
Mas, se leite faz bem (como "dizem") por que o número de pessoas que desenvolvem alergia aos componentes do leite bovino aumentam exponencialmente?
Pois é, queridos, esqueçam tudo oque lhes disseram sobre os "benefícios do leite"... o único leite bom é o materno, e olha lá!
Pesquisando, pesquisando e pesquisando encontrei muitos artigos científicos e blogs sérios que divulgaram estudos sobre as doenças que o leite anda provocando no homo sapiens.
Confesso que eu já sabia de muitos destes estudos, pois, como vocês já sabem, sou vegetariana e aboli o leite da minha dieta já faz algum tempo - na verdade, desde criança, nunca fui chegada a leite, tinha nojo do cheiro, só aceitava com muito achocolatado disfarçando o gosto; mas gostava de queijo.
Quando aboli a carne da minha dieta, outros alimentos que continham componentes de origem animal foram me causando mal estar, sentia cheiro de pelo de galinha nos ovos e pelo de vaca no leite, acreditam? 
Pode parecer estranho, mas meu paladar ficou tão aguçado que eu sinto gosto de ovo ou leite a distância!
No entanto, infelizmente, sempre gostei de queijo e meu marido, descendente de italianos, é fanático por latícinios, e foi difícil (e ainda é) recuar diante de uma "bonna pasta" com o maledeto queijo parmesão ralado por cima, ou, de algumas chamativas pizzas!
Mas minha luta é diária e hoje em dia já troquei a margarina por creme de tofu e queijo cremoso por tofupiry (uma diliça!).
Aos poucos vou vencendo e buscando outras forma de alimentação menos agressiva ao meu organismo, aos animais e ao meio ambiente. Todos que me conhecem sabem que aboli a carne e seus derivados de minha dieta por compaixão aos animais e seu sofrimento, mas não vou entrar aqui na discussão sobre a crueldade imposta às vaquinhas e bezerros na indústria leiteira - que é horripilante, diga-se de passagem - ou dos impactos que a produção de leite e carne causam ao meio ambiente, pois, acredito que informação é oque não falta por aqui, mas colocarei alguns links importantes a respeito.
Please,  não sejam alienados (as): pesquisem, informem-se, conheçam a realidade dos fatos; afinal, só a verdade liberta, não é?
Sabe, pode parecer difícil, mas só parece; querer é poder - ok, é um jargão, mas é verdade! - se não conseguimos controlar nossos impulsos e oque colocamos dentro de nossa boca, oque vamos controlar então???
Precisamos domar nossos instintos, pois, como disse o sábio Paulo de Tarso: " Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém."
Então, caros, chega de trololó, se interessar, procurem nos links (abaixo) mais informações (e deixem de tomar leite, sem culpa!!!).

Doenças causadas pelo consumo de leite:
http://www.denisecarreiro.com.br/artigos_artigoleite.html
http://veganaporamoraosanimais.blog.terra.com.br/2009/11/03/leite-crueldade-nao-so-com-o-bezerro/
http://www.naturalesaudavel.com/?p=478
http://www.taps.org.br/Paginas/alimartioa01.html
http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=207:7-razos-para-diminuir-o-consumo-de-leite&catid=48:dicas-de-saude&Itemid=215
http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=340
http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/10/leite-e-osteoporose-os-ossos-da.html
http://www.notmilk.com/badbones.html

Sofrimento imposto aos animais para que "seu leitinho" matinal esteja na caixinha diariamente:
http://mtv.uol.com.br/animalista/blog/leite-nao-obrigada
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=381&Itemid=34
http://www.anda.jor.br/2010/03/20/grupo-realiza-ato-informativo-sobre-consumo-de-leite-em-curitiba-pr/
http://www.veterinaria-nos-tropicos.org.br/suplemento11/36-42.pdf
http://www.terraverdeviva.com.br/artigo13.asp
http://vegetarianismoveganismo.wordpress.com/e-o-leite/por-que-evitar-o-leite-animal/
http://www.sbv.org.br/
http://veganbrasil.com.br/outros/terraqueos-documentario/

Leite e insustentabilidade ambiental:
http://www.svb.org.br/vegetarianismo/index.php?option=com_content&task=view&id=168&Itemid=1#comment2447
http://www.anda.jor.br/2010/10/03/alem-de-torturar-vacas-a-industria-leiteira-polui-os-lencois-freaticos/
Assista o documentário "Earthlings" - "Terraqueos", o mais premiado documentário sobre o sofrimento animal:
http://www.terraqueos.org/

P.S - no próximo post (juro) colocarei uma lista de produtos sem lactose disponíveis no mercado, ok?
Se alguém souber ou usar produtos sem lactose, por favor, me ajudem.
Bjok