segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sobre o Silêncio...


A necessidade do silêncio

"É sabido que a mente criativa só se desenvolve a partir de um certo silêncio interior. Um silêncio que não é vazio, mas ausente de conflitos e medos. No estado de introspecção a alma tem espaço para ser, e poder observar a si e o mundo com maior clareza. É a partir do amor pela solitude que o mecanismo do pensar pode ser serenizado, e as necessidades da mente podem ser compreendidas e preenchidas. No estado de recolhimento interior o verdadeiro potencial da alma pode ser percebido.
O mundo carece deste silêncio, e o ritmo acelerado da mente não nos permite perceber os esteriótipos do desejo. O conteúdo esvaziou-se na forma, e tenta-se em vão satisfazer as exigências dos sentidos no consumo, tornando o novo de hoje, em velho e descartável amanhã.
Enquanto isso, grande parte da humanidade tenta assegurar a mera sobrevivência"...

..."Mas ainda resta o silêncio. O silêncio que faz parte da natureza original do ser, e que pode regenerar a mente e torná-la saudável. Apenas uma mente assim preenchida pode ter suas carências e desejos satisfeitos. Experiências de conforto interno trazem estabilidade, pois há uma força nesse amor; um poder que é capaz de influenciar mesmo o ambiente físico."


Texto extraído do livro "O Ciclo do Tempo - A Índia e a perspectiva de renovação da história"
de Simone Boger - Editora Brahma Kumaris.

Foto: Elemento Estranho, por Fernanda Paro. Out/2009

3 comentários:

  1. A lucidez do silêncio! Lindo post! Parabéns, minha vida! Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Há profunda vida criativa no silêncio...tenho aprendido muito isso. Logo eu, que tenho por ofício a palavra falada...Adorei!
    Beijocas e inté.

    ResponderExcluir
  3. Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo, já dizia Walter Franco...

    ResponderExcluir