quarta-feira, 28 de abril de 2010

Design sustentável: Vaso sanitário com pia integrada economiza água


Não é incomum atualmente encontrar produtos que buscam ser alternativas ecologicamente sustentáveis a tecnologias comuns do dia-a-dia. Na maioria das vezes, contudo, existe um foco na forma ou na funcionalidade e em raras exceções se tem a conjunção de ambos os aspectos. Uma dessas exceções é o W+W, da espanhola Roca. O produto combina design e estilo com pensamento eco-sustentável.
O W+W é uma inovação feita em peça única e em formato de L que integra uma pia e um vaso sanitário, não só por fora como internamente também. A água desperdiçada na pia é filtrada e utilizada para suprir o vaso sanitário, que garante uma economia de no mínimo 25% da água que seria utilizada com os dois processos em separado. Um sistema automático de limpeza previne mau cheiro e a proliferação de bactérias. O sistema interno também controla a temperatura e vazão da água para economizar energia.
O produto custa o equivalente a R$ 6.900 e foi criado pelos designers Gabriele e Oscar Buratti, do laboratório de inovações da Roca. Fundada por quatro irmãos em 1917, a empresa antes chamada Compania Roca Radiadores S.A. inicialmente produzia radiadores de ferro fundido em Barcelona, na Espanha. Entrou para o mercado de ar-condicionado em 1963 e azulejos em 1980. Hoje, produz os mais diversos artigos para banheiro e está presente em mais de 50 países.

Fonte:
Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário