Outro dia, fomos conhecer o distrito de Paranapiacaba - localizado no município de Santo André, em São Paulo.
Infelizmente não deu para conhecer o Parque Natural Municipal das Nascentes de Paranapiacaba, então ficamos rodando pelas ruelas, apreciando o belo por-do-sol e tomando chá.
Nossa impressão do local não foi muito boa, primeiro porque encontramos um ambiente praticamente abandonado pelo governo local, e, além disso, muitos cães abandonados nas ruas (alguns famintos).
A cidadela está extremamente mal cuidada, embora esteja localizada em um local muito aprazível, rodeada de Mata Atlântica.
Percebemos que falta estrutura para receber turistas: grande parte dos serviços oferecidos são ofertados pelos próprios moradores, que fazem de suas casas pequenos comércios, como cafés e casas de chá.
Na gastronomia, o "queridinho" da culinária local é o cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica (ameaçada de extinção) e abundante naquelas paragens, visto pela quantidade de compotas, geleias, chás e conservas que pululavam por lá...
Não deu para provar, quem sabe da próxima vez... talvez no Festival de Inverno de Paranapiacaba, quem sabe?
![]() |
Parada para uma "boquinha" |
![]() |
Parte baixa do distrito |
![]() |
Acho que vi um gatinho! |
![]() |
Casa de Chá Raízes da Serra (da simpática Aed) |
![]() |
Ói, ói o trem, vêm surgindo de trás das montanhas azuis... (eu e minha inseparável blusa azul :)) rs |
![]() |
Cardápio da Casa de Chá Raízes da Serra (servem chás e bolos) |
http://www.paranapiacaba-spr.org.br/
Fotos:
Arquivo pessoal
Extremamente coerente o texto sobre Paranapiacaba... Pareceu-me até um local sombrio, mas ao mesmo tempo interessante... A neblina no cair da tarde também é fascinante. Agora, quanto aos cães... Que dó! Realmente famintos e abandonados! Protetores, olhem para lá! E governo, procure cuidar da beleza que ainda se encontra preservada... Nalu (naluzinhaaa_@hotmail.com)
ResponderExcluirOlá boa noite!
ResponderExcluirHoje fui para Paranapiacaba e agora me encontro extremamente Perflexa e Angustiada com tudo que eu vi naquele lugar!
Existem milhares e milhares e Animais Abanadonados, onde a cidade é extremamente fria e chuvosa.
Questionei uma Senhora sobre a quantidade de animais e ela me informou que sempre, sempre e sempre carros e mais carros chegam com uma quantidade grande de animais e abandonam.
Fui almoçar em um lugarzinho onde sinceramente mal conseguia comer, entravam vários cães escondidos pelas cadeiras pedindo comida e quando eu me mexia pra dar eles corriam de medo achando que eu assusta-los.
Sinceramente terrivel!
Fui alimenta-los com as carnes que nós ''pegamos'' do restaurante e quando eu alimentava os cães um morador perguntou PRA QUE EU ALIMENTAVA OS ANIMAIS, POR QUE ELES NÃO MORREM DE FOME NÃO!
Busquei agora na internet algumas noticias e medidas para ajudar aqueles animais que sofrem com Fome, Frio, Solidão, Desprezo e tudo de ruim! Milhares de Cadelas Grávidas... e vi neste notícia abaixo que este ''problema'' é antigo e que nada nada nada FOI FEITO!
Muito Triste...
Barbara Soares
ola boa noite,quero falar que a casa de chá raizes da serra, é um local que,
ResponderExcluirtem muita historia,seus proprieterios,são ex ferroviarios,e ex SPR, é familia,
luso brasileira.
Fui hoje visitar parapiacaba e o problema continua vi muitos animais doentes com sarnas famintos muito triste,fui almoçar e me senti mal perdi a fome em ver os cachorros pedindo comida a um e a outro.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFui hoje visitar paranapiacaba e o problema continua vi muitos animais doentes com sarnas famintos muito triste,fui almoçar e me senti mal perdi a fome em ver os cachorros pedindo comida a um e a outro.
ResponderExcluirFui hoje visitar paranapiacaba e o problema continua vi muitos animais doentes com sarnas famintos muito triste,fui almoçar e me senti mal perdi a fome em ver os cachorros pedindo comida a um e a outro.
ResponderExcluir