sábado, 9 de junho de 2012

Paranapiacaba

Outro dia, fomos conhecer o distrito de Paranapiacaba - localizado no município de Santo André, em São Paulo.
Infelizmente não deu para conhecer o Parque Natural Municipal das Nascentes de Paranapiacaba, então ficamos rodando pelas ruelas, apreciando o belo por-do-sol e tomando chá.
Nossa impressão do local não foi muito boa, primeiro porque encontramos um ambiente praticamente abandonado pelo governo local,  e, além disso, muitos cães abandonados nas ruas (alguns famintos).
A cidadela está extremamente mal cuidada, embora esteja localizada em um local muito aprazível, rodeada de Mata Atlântica.
Percebemos que falta estrutura para receber turistas: grande parte dos serviços oferecidos são ofertados pelos próprios moradores, que fazem de suas casas pequenos comércios, como cafés e casas de chá.
Na gastronomia, o "queridinho" da culinária local é o cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica (ameaçada de extinção) e abundante naquelas paragens, visto pela quantidade de compotas, geleias, chás e conservas que pululavam por lá...
Não deu para provar, quem sabe da próxima vez... talvez no Festival de Inverno de Paranapiacaba, quem sabe?

Parada para uma "boquinha"

Parte baixa do distrito

Acho que vi um gatinho!

Casa de Chá Raízes da Serra (da simpática Aed)

Ói, ói o trem, vêm surgindo de trás das montanhas azuis...
 (eu e minha inseparável blusa azul :)) rs

Cardápio da Casa de Chá Raízes da Serra (servem chás e bolos)
Serviço:
http://www.paranapiacaba-spr.org.br/
Fotos:
Arquivo pessoal

7 comentários:

  1. Extremamente coerente o texto sobre Paranapiacaba... Pareceu-me até um local sombrio, mas ao mesmo tempo interessante... A neblina no cair da tarde também é fascinante. Agora, quanto aos cães... Que dó! Realmente famintos e abandonados! Protetores, olhem para lá! E governo, procure cuidar da beleza que ainda se encontra preservada... Nalu (naluzinhaaa_@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite!

    Hoje fui para Paranapiacaba e agora me encontro extremamente Perflexa e Angustiada com tudo que eu vi naquele lugar!
    Existem milhares e milhares e Animais Abanadonados, onde a cidade é extremamente fria e chuvosa.
    Questionei uma Senhora sobre a quantidade de animais e ela me informou que sempre, sempre e sempre carros e mais carros chegam com uma quantidade grande de animais e abandonam.

    Fui almoçar em um lugarzinho onde sinceramente mal conseguia comer, entravam vários cães escondidos pelas cadeiras pedindo comida e quando eu me mexia pra dar eles corriam de medo achando que eu assusta-los.
    Sinceramente terrivel!
    Fui alimenta-los com as carnes que nós ''pegamos'' do restaurante e quando eu alimentava os cães um morador perguntou PRA QUE EU ALIMENTAVA OS ANIMAIS, POR QUE ELES NÃO MORREM DE FOME NÃO!

    Busquei agora na internet algumas noticias e medidas para ajudar aqueles animais que sofrem com Fome, Frio, Solidão, Desprezo e tudo de ruim! Milhares de Cadelas Grávidas... e vi neste notícia abaixo que este ''problema'' é antigo e que nada nada nada FOI FEITO!

    Muito Triste...

    Barbara Soares

    ResponderExcluir
  3. ola boa noite,quero falar que a casa de chá raizes da serra, é um local que,
    tem muita historia,seus proprieterios,são ex ferroviarios,e ex SPR, é familia,
    luso brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Fui hoje visitar parapiacaba e o problema continua vi muitos animais doentes com sarnas famintos muito triste,fui almoçar e me senti mal perdi a fome em ver os cachorros pedindo comida a um e a outro.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Fui hoje visitar paranapiacaba e o problema continua vi muitos animais doentes com sarnas famintos muito triste,fui almoçar e me senti mal perdi a fome em ver os cachorros pedindo comida a um e a outro.

    ResponderExcluir
  7. Fui hoje visitar paranapiacaba e o problema continua vi muitos animais doentes com sarnas famintos muito triste,fui almoçar e me senti mal perdi a fome em ver os cachorros pedindo comida a um e a outro.

    ResponderExcluir