quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bolo de Chocolate Vegano


Há muito, tento fazer uma receita de bolo vegano, sem sucesso, infelizmente. Geralmente os bolos que faço ficam pilados e ruins, quer dizer, ficavam, porque agora: EU TENHO A FORÇA!
Hehehehehe, depois de inúmeras tentativas, consegui fazer um bolo delicious, sem ovo e sem leite, e estou radiante ;D - por isso, quero compartilhar com todos!!!
Encontrei a receita na internet, mas uma colega do orkut, a Grazy, também fez a receita, que pela fotinhu no seu album, parece muito apetitosa, com coco e tudo...
Aliás, a Grazy tem muiitas receitas veganas deliciosas e interessantes no orkut, vale a pena dar uma olhada: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=16388027354463851329
Também quero agradecer aos queridos da Comunidade do Orkut Receitas Vegans/Vegetarianas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=93613, que me deram grandes dicas e algumas receitas maravilhosas!
É isso, minha gente boa, existe bolo bom sem fetos de galinhas e sem as secreções mamárias da vaquinha! Dou aqui meu testemunho! Salve! Uhuuuu!
(Até minha gatinha fofa, a Rita Lee, ficou de zóio no meu bolo... ;P)
Então, vamos lá para a receita:

Ingredientes:
3 xic. de farinha (680 gramas)
2 xic. de açúcar demerara ou o branco(450 gramas)
6 colheres de sopa de cacau (100 gramas)
2 colheres de chá de fermento em pó (10 cc's = 10 ml)
1 colher de chá de sal (5 cc's = 5 ml)
3/4 xic. de óleo vegetal (200 cc's)
2 colheres de chá de vinagre (30 cc's)
2 colheres de chá de baunilha (10 cc's)
2 xic. de água fria (480 cc's)
Preparo:
Em uma tijela grande, misture os ingredientes secos. Adicione os ingredientes molhados (deixe para colocar a água fria por último), e bata na mão.
Coloque em forma untada e enfarinhada e asse no forno - pré aquecido - a 180 graus por 40 minutos.
Nota da receita: para um bolo sem gordura, substitua o óleo por suco de maçã. O vinagre não é indispensável, supõe-se que funcione com o cacau acentuando o sabor de chocolate, mas a diferença não é muito perceptível.
*** eu coloquei óleo, ainda não experimentei com o suco de maçã...

Calda:
4 colheres de sopa de Chocolate em pó vegan
1 colher de sopa de Margarina Soya
250 ml de Leite de soja
2 colheres de sopa de açucar demerara

Coloque todos os ingredientes em uma panela - fogo baixo - e vá mexendo, até dar o ponto de calda grossa, leva uns 10 minutinhos, em média.
Despeje a calda em cima do bolo frio e, voilà! Está pronto, hummmmmmm!
Vc pode incrementar o seu bolo, recheando-o também!
O céu é o limite, my friend!
kkkkk

Bju!

Um comentário:

  1. Bom dia, Fernanda!

    Há muito tempo eu vinha pensando em fazer um bolo de chocolate vegano. Então, neste final de semana, fui pro Google atrás de uma receita daquelas! Não queria nada mirabolante, apenas uma receita fácil e deliciosa. Decidi que iria fazer a busca olhando as fotos dos bolos... e, quando deparei com a foto do teu bolo e o gato junto, não tive dúvidas, era esse!!!

    Daí fui ler o texto e amei ainda mais o que li!

    Pronto, fiz ontem a receita e amei.... tudo... fazer e comer. Dos bolos mais deliciosos que já fiz e comi.

    Muito obrigada por compartilhar!

    Abração

    Adriana Schnell (www.facebook.com/adrischnell)

    ResponderExcluir